domingo, 1 de agosto de 2010

Opinião Política - A Ameaça Mundial da China

Eu vejo com apreensão o crescimento constante da influência da China no mundo. A China se tornou hoje na segunda maior potência mundial após os Estados Unidos, tem expandido seus interesses e suas empresas na Ásia, África e na América Latina, tem tido cada vez mais papel de destaque nas discussões, no cenário e nos organismos internacionais, é a economia que mais cresce no mundo, criou uma rede de dependência econômica global, na qual tem-se a afirmação de que se a China quebrar, os Estados Unidos e o mundo caem juntos, tem feito espetáculo televisivo e tecnológico de seus eventos, haja vista os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, cresce o interesse mundial pelo aprendizado da língua e cultura chinesas, é um dos maiores países do mundo em extensão territorial e é um dos países mais fortes em termos bélicos. Ora, como se sabe a China não é uma democracia, há perseguição política e religiosa, não há respeito aos direitos humanos, as minorias sofrem repressão como os tibetanos e os uigures da Província de Xinjiang, o uso da internet é vigiado, não há liberdade de imprensa e de expressão e o Partido Comunista Chinês tem controle totalitário de sua população. Em termos econômicos, a China adota métodos desleais de comércio internacional tais como o desrespeito as condições saudáveis de trabalho da sua mão-de-obra chegando a haver escravidão em certos lugares, o câmbio artificial, o flagrante desrespeito ao meio ambiente de sua política industrial, a omissão em relação a pirataria, o artificialismo dos preços dos produtos chineses, a forte presença do Estado na economia, a estatização de suas empresas e o apoio dado a Coréia do Norte, Irã, Venezuela e demais ditaduras brutais espalhadas pelo planeta. Enfim, esse poderio chinês que se vê nesses dias representa uma forte ameaça aos valores democráticos e aos princípios saudáveis da economia de mercado e o mundo seria mais saudável se não existisse a ameaça de expansão do totalitarismo presente na cultura política chinesa.

2 comentários:

  1. Realmente, a China vai crscer cada vez mais! Seu texto nos mostra a tendencia existente hoje, no mundo, da corrida apenas pelo Dinheiro,como unico objetivo. Fica a segundo plano os valores humanos. Isto cada vez mais fara crescer o perigo de desequilibrio mundial!
    Parabens André!
    Eduardo Costa Porto
    eporto@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem legal esse post. Eu também queria escrever e/ou trabalhar em algo relacionado ao nosso curso lá da facul, que foi muito legal, mas acabei me encontrando em outra área e aí sabe como é, deixei essas coisas de internacionalista pra trás... sad but true =/

    E sugestãozinha pra divulgar o blog: faz uma conta no twitter.

    Abração cara

    ResponderExcluir