terça-feira, 3 de agosto de 2010

Acessibilidade - Breve História dos Deficientes Físicos

Com o passar dos anos a vida do deficiente físico tem se tornado cada vez melhor, mas para isso a luta, a persistência, a coragem, a resistência, a busca constante de seus direitos e a força de vontade são fatores vitais e se houve avanços, há ainda muitos desafios a enfrentar. Antigamente, quando uma família tinha um filho deficiente físico, este era entregue a uma igreja ou abandonado nas ruas. Ter um filho deficiente físico era motivo de vergonha, incômodo, estorvo, aberração e maldição e muitas famílias simplesmente o rejeitava. Era comum as famílias o esconderem, pô-lo num quarto escondido ao receberem visitas em casa, trancarem-no em casa e impedi-lo de sair de casa, seja por puro preconceito ou como forma de protegê-lo. Muitos pais tinham vergonha de aparecer em público com o filho deficiente físico. Com o tempo, eles passaram a poder sair de casa, mas a dificuldade das pessoas de se relacionar, de saber o modo de tratar ou o simples preconceito para com o deficiente físico e a falta de uma infra-estrutura adaptada para essa população passaram a ser os desafios, após a aceitação da família. É comum as pessoas chamarem os deficientes físicos de ‘’Aleijados’’, discriminá-los, negar ajuda e nos lugares não haver ruas, calçadas, rampas e banheiros adaptados. Esse desafio tem sido superado aos poucos. A busca de emprego pelos deficientes físicos tem sido o desafio atual. As empresas simplesmente não os contratam alegando os custos empresariais e econômicos, o que tornou necessário a imposição de cotas por parte do governo às empresas para os contratar. Muitas empresas ainda não cumprem a lei de cotas, seja por desconhecimento, por estarem em processo de adaptação ou simplesmente pelos custos acarretados. Hoje, há deficientes físicos atuando na atividade política, nas empresas, nas faculdades, eles saem mais, o uso de novas tecnologias, do computador e da internet tem facilitado suas vidas, já existem legislações e cartilhas sobre essa população e foram criadas secretarias de governo especializadas. Eles conquistam seu espaço, participam ativamente da sociedade e enfrentam as dificuldades de frente. Muitas barreiras foram superadas pelos deficientes físicos, há muitas outras que precisam ser superadas, mas para isso é necessário muita luta na busca de seus direitos e pela sua inclusão social.

Opinião Política - A Importância de Obama e da Copa

A eleição de Barack Obama a presidente dos Estados Unidos e o sucesso da realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul foram eventos importantes para o movimento negro e significaram grandes avanços para a sociedade. Os Estados Unidos é a maior potência mundial, aquele que se torna o presidente desta nação assume o papel do homem mais poderoso do planeta, todos os presidentes norte-americanos até então foram de origem branca, houve durante sua história exploração e escravidão da mão-de-obra negra e perseguição e negação de direitos aos negros, inclusive com a existência de um grupo racista e violento o Ku Klux Klan que visava o extermínio da população negra, e foi preciso o engajamento do movimento negro e de seu principal ícone Marthin Luter King para haver maior reconhecimento desta população. Diante disso tudo, apenas a vitória de Barack Obama tem significado especial, embora não se possa fazer ainda uma avaliação precisa de seu governo. Em relação a Copa da África do Sul, houve no início muitas dúvidas sobre a capacidade e viabilidade de se realizar um evento dessa magnitude em um país do continente africano. Como se sabe a África do Sul sofreu a colonização européia, é um país de um continente onde a pobreza extrema prevalece e viveu muitos anos sob o regime brutal de segregação racial do apartheid no qual a luta e a resistência de Nelson Mandela foi fundamental para pôr fim a essa tirania. Para uma população que sofreu durante toda a sua história de escravidão, colonização, exploração, preconceito, perseguição, segregação, pobreza, subdesenvolvimento, ditaduras e negação de direitos, a eleição de um negro para presidente dos Estados Unidos e a realização com sucesso de uma Copa do Mundo na África representam uma ponta de esperança para um povo tão sofrido.

Graduação

Abaixo você pode observar momentos especiais de minha Graduação.





Resumo da Monografia

Foi adotado como tema de monografia Os Contenciosos Diplomáticos Atuais Entre Estados Unidos e Venezuela na América Latina. De início, houve um breve histórico da Venezuela. Simón Bolívar fora sido o principal responsável pela independência venezuelana. Com a descoberta e exploração dos primeiros poços de petróleo houve inúmeras transformações no país como a urbanização de cidades. A maior parte das riquezas geradas pelo petróleo sustentava ditaduras e as elites e não se destinava em sua totalidade para a população mais pobre, apesar de melhorar de modo geral suas condições socioeconômicas. Em seguida, foi analisada as causas que levaram a ascensão de Hugo Chávez na Venezuela. Com a choque do petróleo, a inflação e a crise da dívida externa, houve profunda crise social no país e na América Latina. Para conter a crise, foi elaborado por Ronald Reagan e Margareth Tatcher e recomendado que os países latino-americanos adotassem o Consenso de Washington e o neoliberalismo, um pacote de medidas que incluía a liberação do comércio internacional, as privatizações de empresas estatais, a quebra dos monopólios estatais, a redução do Estado da economia, o fim do protecionismo, a flexibilização das leis trabalhistas, a desvalorização da moeda, a repressão aos sindicatos e a desregulação do sistema financeiro. Alguns países adotaram as medidas de forma moderada e outros de forma radical. No entanto, as medidas adotadas não deram certo, aprofundando ainda mais a crise social gerando o aumento da pobreza, o desmonte dos serviços públicos, o desequilíbrios na balança comercial, manifestações violentas e a queda de presidentes. Neste contexto, Chávez assume o poder e vai implantando políticas estatizantes, autoritárias e anti-democráticas, tais como as nacionalizações de empresas, a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, o fechamento de emissoras de televisão e a intervenção do Estado na economia. Diante da crise e com a interferência de Chávez, foram eleitos governos esquerdistas na região, onde houve a adoção do neoliberalismo de forma moderada a centro-esquerda assumiu o poder, já onde foi adotado o neoliberalismo radical a esquerda venceu. A partir disso, Chávez se tornou na maior liderança da América Latina e passa a rivalizar com os Estados Unidos no exercício de influência na região. Passa a haver um paralelismo, no qual quando os Estados Unidos lançam uma iniciativa na região, Chávez lança uma iniciativa rival. Assim, Chávez cria a ALBA para contrapor a ALCA dos Estados Unidos e isso se repete nos demais temas. O conflito atinge o auge durante o governo de George W. Bush e se distende no governo de Barack Obama.

Discurso de Agradecimento

Dia 4 de dezembro pude finalmente realizar o sonho de terminar a faculdade. Apesar de enfrentar diversas barreiras como as dificuldades geradas pela distrofia muscular, alguns problemas relacionados ao transporte, a falta de acessibilidade para deficientes físicos em certos lugares, alguns momentos de desânimo e desesperança e alguns preconceitos pude realizar essa conquista. Mas para isso tive que contar com o apoio de muitas pessoas. Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, em especial a minha mãe Ayaka por ter me dado todo suporte necessário para a realização dessa conquista, sem ela isso não se concretizaria. Aliás, ela mereceria receber um diploma, pois sempre me acompanhou diariamente nesses quatro anos, chegando até a abdicar de uma parte de sua vida em favor desse meu sonho. E por fim gostaria de passar uma mensagem a todos: que ainda são muitas as barreiras encontradas na sociedade para que um deficiente físico realize seus sonhos, mas que com perseverança e com a ajuda e o apoio de todos eles podem se realizar. Obrigado.