Os casos Invasão da Reitoria na USP, Cracolândia e Pinheirinho nos mostra que a disputa eleitoral entre PT e PSDB já tomou conta dos bastidores do poder. Nestes episódios o que tem sido comum é a manipulação dos movimentos sociais pelos partidos de esquerda, principalmente PSOL e PSTU, que contam com militantes que não respeitam a democracia e se utilizam de violência para impor sua vontade. Por parte do PSDB, o que se vê é a Polícia Militar do Governo do Estado, do governador Geraldo Alckmin, agindo eficazmente ao expulsar os estudantes baderneiros invasores da reitoria da USP, ao intervir na Cracolândia para livrar a região de viciados e traficantes de drogas e ao cumprir a decisão da Justiça de retomar a região de Pinheirinho ocupada por moradores que vivem ilegalmente lá, impondo assim a lei e a ordem para o bem geral da população. Tanto que segundo pesquisas, essas ações têm aprovação unânime por parte da população, inclusive entre filiados e simpatizantes do PT. Por parte do PT, o que se vê é o Governo Federal de Dilma Roussef não fazendo nada para ajudar, se omitindo onde pode atuar, figuras ilustres do PT criticando ações da polícia, acusando-as de barbárie, truculentas, desastrosas e que não respeitam direitos humanos, e petistas envolvidos na organização de manifestações, protestos e tumultos, com direito a ovada, contra quem representa o governo estadual, gerando grandes transtornos e muita dor de cabeça, para o mal geral da população. Esses gestos dos partidos de esquerda PSOL e PSTU e principalmente do PT, nos faz lembrar do PT em tempos antigos de militância em que petistas se envolviam em invasões de terras promovidos pelo MST, greves de operários organizados pela CUT, invasões de prédios vazios pelos sem-teto, rebeliões nos presídios e na FEBEM, ataques do PCC e guerrilha, e defendiam líderes autoritários como Fidel Castro e Hugo Chávez e grupos terroristas como as FARC, representando uma ameaça a democracia. O PT mudou muito nestes últimos anos, principalmente com a chegada de Dilma Roussef ao Palácio do Planalto, que jurou respeitar a Constituição, mas ainda tem um pensamento baseado nos tempos do PT militante de antes, que os aproxima do PSOL de Heloísa Helena e do PSTU, um risco a democracia.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
domingo, 29 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Esporte - Messi: O Argentino Gente Boa
O jogador de futebol argentino Lionel Messi, que atua no Barcelona, foi considerado pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo de 2011, superando o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Xavi, e recebeu pela terceira vez consecutiva o prêmio Bola de Ouro, repetindo feitos de 2009 e 2010. Vale lembrar que Messi na infância tinha um problema hormonal que retardava o seu desenvolvimento ósseo e conseqüentemente seu crescimento e necessitava de um tratamento que consistia em injeções alternadas em cada perna toda noite e, além disso sua família era pobre e tinha dificuldades em custear o tratamento, isso acontecia em plena crise da Argentina, o que fez com que Messi encontrasse muitas barreiras para se consolidar como jogador de futebol e iniciasse sua carreira profissional pelo Barcelona da Espanha. Messi, às vezes, nem parece argentino uma vez que tem um estilo discreto e tímido de jogar, mas joga muito, diferente de qualquer argentino típico com seu temperamento, sua emoção e seu jeito esquentado, comportamento comum na América Latina; joga limpo e de forma respeitosa e honesta, afastando-se do polêmico herói argentino Diego Maradona e sua malandragem; nunca brilhou em times argentinos, iniciando sua carreira profissional no Barcelona e jogar na seleção argentina um futebol pífio se comparado ao que realmente joga defendendo o Barcelona. Messi simplesmente dança tango com a bola de futebol e se bobear não deixa ninguém pegar a bola, inclusive grandes jogadores como Cristiano Ronaldo e Neymar, deixando alguns deles no chinelo, como nos mostra o confronto clássico espanhol entre os rivais Barcelona e Real Madrid e como ficou evidente na partida pelo título de melhor time do mundo entre Barcelona e Santos. Na Espanha, já virou motivo de discussão, piada, jogo de marketing, debate público, conversa de bar, bate-papo entre jovens, fenômeno nas redes sociais como Twitter e Facebook, sensacionalismo de tablóides, enfim, um fenômeno social, a rivalidade e as provocações entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e a richa entre Barcelona e Real Madrid, esquentando o clima espanhol. Lionel Messi é um gênio do futebol, um garoto fino e gente boa do futebol, e um craque é claro, pena que é argentino.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Opinião Política - Mosaico Chinês
Os Estados Unidos nestes dias redefiniram a sua política externa e passaram a priorizar a região da Ásia-Pacífico tendo como foco o Irã e a China, lembrando tempos de guerra fria. A nova política externa de Barack Obama reflete mudanças ocorridas no ano de 2011 que tiraram o foco da política externa norte-americana do Oriente Médio, tais como a Primavera Árabe, o assassinato de Osama Bin Laden e a desocupação do Iraque, restando apenas a questão iraniana. Vale lembrar que a nova guerra fria com a China envolve dois modelos políticos e econômicos distintos de Estado. No capitalismo defendido pelos Estados Unidos prevalece a democracia, o Estado de Direito, a livre iniciativa, as liberdades individuais, a liberdade de imprensa, o respeito aos direitos humanos, o livre mercado e o liberalismo. No capitalismo de Estado chinês não tem democracia, não há respeito a propriedade privada, prevalece o regime de partido único, no qual membros da burocracia estatal e do Partido Comunista Chinês tem privilégios, não há transparência, não tem sistema jurídico, não há a escolha de seus governantes, há repressão aos opositores políticos, há forte intervenção do Estado na economia, não há respeito aos direitos humanos, a imprensa é controlada pelo governo, a internet sofre censura, a corrida armamentista faz parte da sociedade e não tem liberdade, lembrando regimes totalitários. Além disso, a China, na tentativa de desafiar os Estados Unidos e defender seus interesses econômicos, sustenta e apóia nas discussões internacionais países como Mianmar, Coréia do Norte, Sudão, Irã, Cuba, Venezuela, Síria, Bielarus, Zimbábue, ditaduras africanas, regimes brutais, onde não há liberdade, representando uma ameaça a democracia e aos valores ocidentais no mundo. Do ponto de vista econômico, a China adota o comércio desleal, com a desvalorização artificial de sua moeda, o Yuan, não tem legislação trabalhista, sendo sua mão-de-obra barata e vivendo em condições que lembram a escravidão e campos de trabalho forçado, tornando suas exportações competitivas, produz produtos de baixa qualidade e mais baratos, quebrando as indústrias de outros países, intervém fortemente nos negócios privados e entre particulares, vem expandindo seus negócios na África e na América Latina, apoiando ditadores sanguinários e regimes autoritários, foi sondada para ajudar a Europa, comprando seus títulos, em tempos de crise econômica, se tornou a segunda maior economia do mundo, ameaçando a liderança internacional dos Estados Unidos, e criou uma ampla rede de dependência mundial no que se a China quebrar, o mundo todo cai junto. Diante desse quadro geral, os Estados Unidos e o mundo devem temer a consolidação do modelo chinês.
sábado, 14 de janeiro de 2012
Opinião Política - Tabuleiro Persa
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Esporte - Neymar: O Craque Pop
O craque Neymar é um exemplo de jogador malabarista, astro pop e jogador nacional, um sucesso dos nossos dias. Neymar faz marketing com seu topete, que virou mania nacional da galera, todo mundo quer ter o corte de cabelo de Neymar. A união de Neymar com o cantor Michel Teló com o hit Ai se eu te pego, virou febre nacional e a imagem das estrelas do futebol e da música juntos no Show da Virada ficou de vez na cabeça dos brasileiros. A participação de Neymar em diversos programas de televisão, seja em entrevistas, brincadeiras e novelas, lhe rendem fama e a fama de um popstar, um fenômeno pop. Neymar fez e continua fazendo comerciais e propagandas dos mais diversos produtos disponíveis no mercado, desde guaraná até cueca, se tornando um verdadeiro mascote de vendas. Neymar inovou com seu Twitter, que segue bombando, conta hoje com 200 mil seguidores, um Twitter meteórico. Neymar, apesar de ter sido humilhado pelo argentino Messi e pelo Barcelona, fez sucesso no Japão ao criar o Neimaru, seu nome em japonês. Neymar surpreende a todos por já ser pai com apenas 19 anos e sem ter se casado, tendo que conciliar a sua carreira meteórica e sua dedicação ao filho. Neymar causa polêmicas com seu jeito jovem, perjotivamente chamado de moleque, em especial por suas declarações e brincadeiras polêmicas que vazaram acidentalmente na Internet. Neymar e os meninos da Vila brilharam muito em 2010 com o hit Rebolation em suas comemorações dos gols marcados. Neymar surpreendeu a todos ao recusar o convite de se transferir ao Barcelona e outros clubes europeus, caminho geralmente trilhado por qualquer revelação do futebol no Brasil, e decidido permanecer no Santos. Neymar também ficou conhecido pelo Cai-Cai, jogada polêmica em que o jogador cai de propósito simulando falta, e pela Paradinha, lance polêmico nas cobranças de falta no qual o jogador ameaça chutar a bola no gol, mas apenas simula o chute, fazendo o goleiro ir para o lado errado, para depois fazer o chute definitivo e assim marcar o gol. Neymar vem sendo comparado a Pelé, o rei do futebol, por causa de seus malabarismos em campo, dribles espetaculares, belas jogadas, ótima habilidade em campo, suas jogadas que mais parecem brincar com a bola, seus inúmeros e belos gols e sua revelação e atuação pelo Santos. A estréia de Neymar no time profissional do Santos foi no dia 7 de março de 2009, quando tinha apenas 17 anos. Desde então só foram gols, lindas jogadas, polêmicas, elogios, títulos, premiações, propagandas, hits, marketing, vitórias e conquistas, que lhe renderam o título de melhor jogador de futebol em atividade hoje no Brasil. Neymar com certeza é um grande craque do futebol e um astro pop, um fenômeno que pegou e assim matou os brasileiros. Nossa! Delícia! Domingo no jogo!
domingo, 8 de janeiro de 2012
Esporte - Falcão: O Rei do Futsal
O futsal brasileiro é campeão, o melhor do mundo, e tem Falcão, o melhor jogador de futsal do mundo, de todos os tempos, uma unanimidade, não tem mais para ninguém no futsal. Falcão faz show de malabarismos no salão de futsal e brinca com a bola na maior descontração, como se fosse algo natural. Falou de futsal, automaticamente nos vem a mente o nome do craque Falcão. Falcão já atuou um breve período no campo, pelo São Paulo, mas sua praia de verdade é no salão, o futsal, onde se destaca. Falcão é o jogador de futsal que mais marcou gols, que faz os melhores passos, jogadas, estripulias, passes, dribles e malabarismos com a bola, que mais atuou na seleção brasileira, que mais atuou no futsal, que passou pelo maior número de clubes, que mais foi premiado, que mais participou de entrevistas, que atuou no maior número de partidas e que é mais conhecido pela torcida. Falcão já fez bastante comerciais e propagandas de televisão, fez muito marketing, sua imagem vale ouro nas campanhas publicitárias, virou um mascote, participou de inúmeras partidas de futebol de fim de ano, tem grande quantidade de vídeos no Youtube, fez muitas entrevistas e participou de muitas brincadeiras dos programas de televisão. Falcão iniciou sua carreira profissional atuando no AACC Guapira no ano de 1991 e logo chamou a atenção do Corinthians. Desde então, para Falcão só foram vitórias, conquistas, prêmios, realizações, títulos, notoriedade, sucesso e elogios por todo clube pelo qual passou. O apelido Falcão veio de seu pai, João Eli Vieira, famoso nos campos de várzea da Zona Norte de São Paulo e conhecido também por Falcão devido a semelhança na aparência com o ex-jogador de futebol de campo Paulo Roberto Falcão. Falcão, com sua habilidade, com seu espírito guerreiro, com sua simplicidade, com sua simpatia, com seu carisma e com seu jeito de galã, é uma unanimidade no futsal, não tem mais para ninguém.
sábado, 7 de janeiro de 2012
Opinião Política - Carta Húngara
A Hungria vive nestes dias a ameaça a democracia e momentos que nos remetem a ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália. Seu primeiro-ministro, o conservador de direita Viktor Orbam, alterou a Constituição do país, em que foram instituídos artigos que favorecem a permanência e perpetuação no poder por um longo período de tempo de membros de seu partido político, o Fidesz, de extrema direita, prevê o fim da autonomia do Banco Central, tira a independência do poder Judiciário, controla a Suprema Corte e impõe limites a liberdade de imprensa e vem fazendo discursos e provocações que tem desagradado os líderes da União Européia, símbolo dos princípios democráticos. Esse gesto vem provocando manifestações populares protestando contra a nova Constituição aprovada, acusada de ser autoritária. A Hungria está mergulhada numa grave crise econômica, com dívidas no valor de 20 bilhões de florins, a Hungria não adota o euro, o que alimenta ainda mais o seu fascismo. Como reação ao seu gesto autoritário, os líderes da União Européia vem discutindo a adoção de sanções econômicas contra o país, como o congelamento dos subsídios que a Hungria recebe mensalmente de Bruxelas e até sua expulsão da União Européia, uma vez que sua nova Constituição representa uma ameaça a democracia, um pilar fundamental para se fazer parte do bloco econômico, hoje em crise. Ao entrar em vigor a nova Constituição da Hungria, a União Européia e o FMI suspenderam imediatamente as negociações para um resgate da divida húngara, ameaçando uma quebradeira, uma vez que o país quebra se não pagar a dívida, acirrando ainda mais seu discurso fascista. O FMI e o primeiro-ministro voltaram atrás e já decidiram que irão negociar, com medo da quebra. A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota da economia húngara para um nível inferior ao que se classifica como adequado para receber investimentos, por causa da deterioração da situação fiscal da Hungria. A União Européia sofre uma grave crise econômica e nesse quadro nasce governos autoritários e com discurso fascista, o que nos remete a crise vivida pela Europa meio século atrás e que deu origem a Benito Mussolini na Itália, Francisco Franco na Espanha, Antônio Salazar em Portugal e Adolf Hitler na Alemanha.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Esporte - Rogério Ceni: O Goleiro Que Faz Gols
O goleiro Rogério Ceni é um exemplo clássico de goleiro salvador, goleiro artilheiro, amor a camisa e jogador nacional. Revelado pelo Sinop em 1990, contratado pelo São Paulo no mesmo ano, titular do São Paulo a partir 1997, desde então permaneceu 22 anos ininterruptamente no São Paulo, sem jogar nenhuma vez por outro clube e sem jogar no exterior, caminho geralmente seguido por qualquer jogador de futebol revelado pelo Brasil. No dia 7 de setembro de 2011, o goleiro Rogério Ceni completou a marca de mil partidas vestindo a camisa do São Paulo, se tornando o terceiro jogador de futebol que mais atuou pelo mesmo clube em toda a história do Brasil. No dia 1 de setembro de 2007, o goleiro Rogério Ceni se tornou o goleiro do São Paulo com a maior série de jogos sem sofrer gols em campeonatos brasileiros, chegando a soma de 990 minutos sem sofrer gols, colocando-o a frente da segunda maior seqüência invicta da história do campeonato brasileiro. No dia 27 de março de 2011, o goleiro Rogério Ceni marcou o seu gol número cem, atingindo a marca de 101 gols marcados por um goleiro segundo dados da FIFA, se tornando o sétimo maior artilheiro da história do Estádio do Morumbi. Isso mesmo, um goleiro marcando gols, um goleiro artilheiro, um goleiro que marca gols cobrando faltas do meio de campo. O goleiro Rogério Ceni, com seu carisma, sua fidelidade, seu espírito guerreiro, suas defesas espetaculares e seus gols conquistou a torcida do São Paulo, a ponto de a torcida tricolor cunhar o slogan Todos têm goleiros, só nós temos Rogério Ceni. O goleiro Rogério Ceni já atuou pela seleção brasileira, mas sua verdadeira paixão e vocação é o São Paulo e a torcida tricolor, time pelo qual ainda atua, pretende continuar defendendo e nem pensa em trocar por outro clube, nem de outro país. O goleiro Rogério Ceni, sósia do apresentador Luciano Huck, é sinal de amor a camisa do São Paulo, lealdade ao São Paulo e garra no São Paulo.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Esporte - Michel Teló: O Som Campeão
A música Ai se eu te pego de Michel Teló pegou os jogadores de futebol de surpresa e já é um fenômeno no mundo da bola. Tem sido comum nos dias de hoje vermos a coreografia da música Ai se eu te pego de Michel Teló nas comemorações de gols marcados pelos jogadores. A cada gol marcado, lá vai os jogadores de futebol no meio do campo se entregar e dançar euforicamente a música Ai se eu te pego de Michel Teló para a torcida, fazendo a festa. No youtube rodou toda a internet os vídeos dos jogadores Cristiano Ronaldo, Neymar, Diego Souza e Pato cantando e dançando a música Ai se eu te pego de Michel Teló, na maior animação, seja no campo, no vestiário, no palco ou na televisão. A cada momento de descanso da rotina de treinos e partidas de futebol, lá vai os jogadores ligar o som, pegar uma bola ou um tamborim e cantar muito a música Ai se eu te pego de Michel Teló, no ônibus, no centro de treinamento ou na concentração. Em todos os países estrangeiros que tem jogadores de futebol brasileiros atuando em campo, a música Ai se eu te pego de Michel Teló ficou bastante conhecida e pegou de vez, já virou hit e já é cantada repetidas vezes e copiada pelos jogadores estrangeiros, seja na Espanha, na Inglaterra, na Alemanha, na Turquia, na França, na Itália, em Portugal e na Rússia. A música Ai se eu te pego de Michel Teló ganhou maior destaque no mundo do futebol com a aparição do craque Neymar cantando a música ao lado de Michel Teló. A música Ai se eu te pego de Michel Teló não conquistou apenas o futebol, mas pegou também o vôlei, o basquete e até o exército de Israel, com os soldados israelenses não resistindo ao hit e caindo na balada. A música Ai se eu te pego de Michel Teló com certeza pegou os jogadores de futebol de jeito e assim matou os jogadores de futebol no Brasil e no mundo. Nossa! Delícia!
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Esporte - Tiago Liefert: Um Apresentador Bom de Bola
O apresentador Tiago Liefert do Globo Esporte é uma das grandes sensações do jornalismo e do futebol dos dias de hoje. Tiago Liefert é conhecido pelo seu jeito irreverente e debochado, pelas suas piadinhas e brincadeiras ao vivo, tornando o jornalismo mais simpático e tirando a sua cara carrancuda e seu tom de seriedade, pelo estilo de falar semelhante ao de um locutor disparado, pelo seu tom cômico, pela sua perseguição contra o apresentador Ivan Moré, pela seu conflito com a voz da consciência, pelas suas consultas com o comentarista Caio Ribeiro, pela sua insistência em defender o craque Neymar, um péssimo jogador, pelo seu Twitter, que segue bombando, pela sua semelhança com o técnico Mano Menezes, o seu pai, pela introdução em seus programas de reportagens sobre videogames, pela sua cobertura especial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e pelo seu prêmio de melhor jornalista em 2011, superando William Bonner e Fátima Bernardes. Apesar de seu programa ter um formato diferente, seu estilo de humor pode ser comparado ao humor de Bussunda e companhia do Casseta & Planeta, de Danilo Gentili, Rafinha Bastos e sua turma do Custe o Que Custar, de Emilio Surita, Bola e Sabrina Sato do Pânico na TV, com a diferença de seu humor ser mais autêntico, menos forçado, menos apelativo, menos grotesco, menos focado a um único público, mais geral, menos sem graça, menos ofensivo, menos politicamente correto, menos infantil e mais inteligente. Assim, Tiago Liefert consegue fazer um programa que une ao mesmo tempo jornalismo, esporte, programa para jovem e humor, sem exageros, com bom gosto, bom senso e na medida certa para o público geral. Tiago Liefert com certeza é um apresentador bom de bola, um craque da televisão brasileira.
Esporte - São Marcos: O Salvador do Palmeiras
O goleiro Marcos do Palmeiras é, sem nenhuma sombra de dúvida, um exemplo clássico de goleiro salvador, de amor a camisa e de jogador nacional. Vale lembrar que seu apelido é São Marcos, em razão de suas espetaculares e milagrosas defesas de gols em partidas decisivas para o Palmeiras, se tornando um verdadeiro santo, um salvador, um ser que faz milagres nos momentos mais difíceis e dramáticos para o Palmeiras e os palmeirenses. Sua especialidade é defender o gol durante os pênaltis e em rodadas decisivas e muitas vezes em finais de campeonatos para o Palmeiras, especialmente na Taça Libertadores da América. Considerado um dos maiores ídolos da torcida palmeirense, o goleiro Marcos atua pelo Palmeiras desde 1992 e desde então atuou somente no Palmeiras em toda a sua carreira profissional, somando 530 jogos pelo Palmeiras, se tornando titular do time alviverde em 1999, sem jogar uma única vez por outro clube e nem atuar no exterior, caminho geralmente trilhado por qualquer jogador de futebol revelado no Brasil. Em 2002, o goleiro Marcos foi o goleiro titular da seleção brasileira campeã pela quinta vez da Copa do Mundo realizada no Japão e na Coréia do Sul, sendo eleito o terceiro melhor goleiro do mundo no mesmo ano. Em 2010, o goleiro Marcos alcançou a marca histórica de 500 jogos pelo Palmeiras, se tornando o sétimo jogador a disputar mais partidas pelo Palmeiras em toda a história. Ao todo são 530 jogos pelo Palmeiras. Atualmente, o goleiro Marcos continua atuando pelo Palmeiras e já anunciou oficialmente sua aposentadoria, que vai pendurar as luvas. O goleiro Marcos do Palmeiras conhecido por sua careca, por sua altura, por sua garra, por sua força e pelo seu corpo robusto e pela fama de salvador da nação palmeirense em seus momentos mais difíceis e dramáticos é um verdadeiro santo das causas impossíveis.